sexta-feira, 18 de maio de 2018

Mergulhadores localizam rede de pesca 'fantasma' com dezenas de animais mortos na costa de SP

Material foi recolhido e a Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental informada da ocorrência. 

Mergulhadores localizaram e recolheram uma rede de pesca abandonada, de aproximadamente 100 metros de comprimento, com dezenas de animais mortos na costa de Itanhaém, no litoral de São Paulo. O material foi destruído e a Polícia Militar Ambiental (PMA) notificada da ocorrência.
A rede estava presa a rochas no entorno da Ilha da Queima Pequena, localizada a 16 quilômetros das praias e dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), onde também está Ilha da Queimada Grande. O local é uma Unidade de Conservação federal, sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes. 
Tartarugas foram encontradas mortas presas a rede de pesca na costa de Itanhaém, SP (Foto: Divulgação/IPM)

Foram pescadores que alertaram uma equipe de mergulhadores, composta por pesquisadores e biólogos, sobre o petrecho enroscado nas pedras. Imagens mostram que o material abandonado estava com diversos animais mortos presos a ele, como três tartarugas verdes adultas e peixes de várias espécies.
"Até a nossa ida ao local demorou dois dias, após o aviso, e dezenas de animais mortos estavam presos à rede. Se tivesse ficado mais tempo, esse número passaria de centenas e o estrago teria sido ainda maior", explicou o mergulhador Guilherme Kodja, que gerencia a Iniciativa Pro Mar e o Projeto Megafauna Marinha do Brasil.
Quatro mergulhadores participaram da operação voluntária. Após o recolhimento do petrecho, o biólogo marinho Alex Ribeiro, que integra a iniciativa, ainda localizou um osso de nadadeira de tartaruga preso às linhas, o que indica o avançado estado de decomposição de outros animais que já se prenderam à rede.
O material, considerado 'fantasma' por estar abandonado e ser levado pela corrente marítima matando animais marinhos, foi destruído após a equipe retornar à marina em Guarujá, também no litoral paulista. A Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental, que realiza o patrulhamento costeiro, foi informada da ocorrência.  
Tartarugas foram encontradas mortas presas a rede de pesca na costa de Itanhaém, SP (Foto: Divulgação/IPM)
Tartarugas foram encontradas mortas presas a rede de pesca na costa de Itanhaém, SP (Foto: Divulgação/IPM)   
Fonte: G1 Santos em 18/05/2018

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário