sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Aquecimento global: novo estudo preocupa + 5ºC neste século

Aquecimento global. A matéria chegou ao Brasil pela Deutche Welle, e diz que “pesquisadores afirmam que há apenas 5% de chance de aquecimento global não ultrapassar a meta de 2 graus Celsius, estabelecida pelo Acordo de Paris.”

Aquecimento global: 90% de chances de a temperatura aumentar entre 2 e 4,9 graus Celsius


O estudo, da Universidade de Washington, foi publicado pela revista Nature em junho de 2017. Pesquisadores dizem “que existe 90% de chances de a temperatura global aumentar entre 2 e 4,9 graus Celsius ainda neste século – ou seja, aquém da meta fixada pelo Acordo de Paris.”
                       É urgente diminuir as emissões. (Foto: Conserve Energy Future)

Adrian Raftery, diretor da pesquisa, informou:
"A nossa análise mostra que o objetivo de 2 graus apresenta um melhor cenário"
Para Raftery, “essa meta só será alcançada com esforços grandes e sustentáveis realizados durante os próximos 80 anos.”

Programa ambiental das Nações Unidas

A Deutche Welle destaca que, ” de acordo com o programa ambiental das Nações Unidas, cerca de 54 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa são emitidos por ano, principalmente pela queima de combustíveis fósseis. A ONU estima que essas emissões deveriam ser reduzidas para 42 bilhões de toneladas até 2030 para frear o aquecimento global abaixo dos 2 graus.”

Como chegaram à conclusão?

Estudando três aspectos importantes: “a população mundial, o PIB per capita, e a quantidade de carbono emitida por cada dólar de atividade.”

Aumento da população: impacto inferior

A DW diz que “a grande surpresa foi o fato de que o aumento da população terá um impacto inferior ao esperado. A expectativa é de que o crescimento aconteça, principalmente, na África, que utiliza menos fontes de combustíveis fósseis.”

Preocupação principal

O estudo diz  que o “xis” do problema está mesmo  “na intensidade das emissões de carbono, porque a velocidade de diminuição deste valor será crucial para determinar o futuro do aquecimento global.”

Universidade do Colorado

A DW cita outro estudo, da Universidade do Colorado, também repicado em número da Nature, junho de 2017.  Ele  “afirma que se o ritmo das emissões nos próximos 15 anos for mantido, o mais provável é que o aumento da temperatura seja de 3 graus. A pesquisa analisou a capacidade dos oceanos de absorver o carbono, o desequilíbrio energético e o comportamento das partículas finas na atmosfera.”
Robert Pincus, um dos autores, destacou:
"Esta análise é fundamental para nos entendermos e para que os políticos percebam quanto tempo temos antes de o planeta alcançar determinado limite"

Como contribuir?

Tempos sombrios pela frente…Todos teremos que dar alguma contribuição. Uma forma simples é usar menos os automóveis. Dar e usar carona, simplificar roteiros, evitar desperdício.
                           Use menos, já é um começo. (Foto: New Scientist)

Já é um começo. Como diz o programa ambiental das Nações Unidas “o principal problema é queima de combustíveis fósseis”.
(foto de abertura: Conserve Energy Future)

Fonte: João Lara Mesquita via Mar sem Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário